Olá a todos! Este é um espaço criado com carinho para editar e compartilhar estratégias usadas na escola, especialmente no ensino de Educação Infantil. Recursos com materiais muito simples são sugeridos aqui. Procedimentos que podem trabalhar conteúdos como vogais, os 5 sentidos, o tempo e etc. Sejam bem vindos ao Blog da Tia Rosa, que adora compartilhar. O blog está aberto a sugestões.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE MOVIMENTO

                                                     ANDAR
OBJETIVOS: Motricidade ampla; orientação espacial; discriminação visual
FAIXA ETÁRIA: Educ. Infantil
PROCEDIMENTOS:
a) Na ponta dos pés;
b)Com as mãos na cintura;
c)Andar seguindo o traçado de linhas.Fazer com giz: círculos, retas, curvas, quadrados. Bom para ensinar as formas geométricas;
d)Andar de costas e de frente, ensinando o conceito FRENTE/COSTAS/ATRÁS.




                                             ABRIR E FECHAR


OBJETIVOS: Exercitar coordenação visomotora.

FAIXA ETÁRIA: A partir de 2 anos.
PROCEDIMENTO: Selecione caixas pequenas e maiores tipo sabonete.Dê para as crianças.Primeiro as grandes, depois as pequenas para aumentar o grau de dificuldade. Observe quem não consegue fazer. Aproveite para trabalhar TAMANHOS se quiser.




                                                   BRINCADEIRAS


VIVO OU MORTO

OBJETIVO: Motricidade ampla;Atenção.
FAIXA ETÁRIA: Educação Infantil
PROCEDIMENTO: A brincadeira consiste em mandá-los acocorar no MORTO e levantar no VIVO. Após, você pode fazer registro da brincadeira(desenho da atividade pedagógica).



MORANGO OU UVA

OBJETIVO: Motricidade ampla; atenção; memorização.
FAIXA ETÁRIA: A partir de 4 anos.
PROCEDIMENTO: Explicar que cada criança será uma fruta bem gostosa, mas deve ficar em silêncio quando a professora disser.É o segredo de vocês. Levar a turma para fora,postando-os junto à parede da sala. Você fica na porta,fazendo-os entrar um a um e dizendo no ouvido a fruta. Todos serão uva, mas pensarão que alguns coleguinhas são morango. Reunir todos em roda e dizer que "temos morango e uva e,quando eu disser 1,2,3 as uvas vão ter que se abaixar e os morangos não podem deixar". Isso de braços dados. Muito divertido, mas só funciona bem a partir de 4 anos devido à capacidade que a criança passa a mostrar de guardar as instruções.


BANHO(faz-de-conta)

OBJETIVOS: Motricidade fina; noções de higiene; partes do corpo.
FAIXA ETÁRIA: A partir de 2 anos
PROCEDIMENTO: Dar a cada criança 1 folha de encarte grande. Elas farão uma bola com a folha e farão de conta que ela é sabonete, esfregando todo o corpo conforme o comando do(a) educador(a).
Abrir o chuveiro para tirar o sabonete. Depois, abrir o sabonete para que ele vire uma toalha. Enxugar tudo. Pôr pra secar. Pentear-se.



CORES

OBJETIVOS: Motricidade ampla; atenção
FAIXA ETÁRIA: Educ. infantil
PROCCEDIMENTO: Recorte quadrados de diferentes cores em cartolina guache. Atrás ponha os comandos :pular, sentar, acocorar, andar pro lado, mão na cintura, abraçar. Escolha 2 ou 3 quadrados conforme a turma,pois vários eles não acompanham. 



                                               COLAR
OBJETIVOS: Coordenação visomotora
FAIXA ETARIA: Educ. Infantil.
PROCEDIMENTO: Cortar  pedaços de lã, entregando um a  cada criança junto com suas miçangas(grandes) ou canudos cortados. Sentadas nas cadeiras ou na rodinha elas devem tentar enfiar as peças na lã. Fechar depois. Enquanto faz, trabalhar a data comemorativa por exemplo. A ocasião mais indicada para trabalhar esta técnica é no Dia do Índio.



                                                           CORTE


OBJETIVOS: Motricidade fina.

FAIXA ETÁRIA: Desde os 2 anos.
PROCEDIMENTO: Ponha brinquedos, avisando que vai chamá-los depois e vá chamando um a um na sua mesa. Coloque-os para cortar 1 linha de costura e depois 1 linha de tricô ou crochê, liberando-os em seguida.
OBS.: Também pode ser feita com tecidos, desde que finos, desde 3 anos.




                                  CAIXA DE PRENDEDORES
OBJETIVOS: Exercitar motricidade fina e capacidade de preênsão
FAIXA ETÁRIA: Desde 3 anos
PROCEDIMENTO: Separe uma caixa de sapatos, mais 12 prendedores,encape a caixa, chame os alunos um a um na mesa para pôr os prendedores. Observe o desempenho.


                                   

segunda-feira, 24 de junho de 2013

ALFABETÁRIO DE CAIXA

OBJETIVOS:  Familiarizar-se com o alfabeto; tomar contato com a sequência alfabética; formar palavras.

FAIXA ETÁRIA: Educação infantil, Ensino Fundamental I, EJA.

PROCEDIMENTO:
Fazer o alfabetário imprimindo uma tabela com 6 letras na horizontal e 7 na vertical, por exemplo, como pode-se ver na página do word impressa abaixo. Uma folha para cada letra. Colar todas as folhas em cartolina. Depois de coladas todas as folhas, cortar. Escolher uma caixa. Fazer divisórias conforme a caixa. Pregar uma letra na parede de cada divisória, indicando o lugar das referidas letras. Encapar a caixa pondo o nome.
Serve para executar diversas  atividades de escrita: nome do aluno, da mãe, títulos.



ÁLBUM SANFONADO

OBJETIVOS: Desenvolver o gosto pela literatura infantil; exercitar o pensamento e a imaginação; desenvolver a noção de sequência lógica.

FAIXA  ETÁRIA: Desde os 2 anos.

PROCEDIMENTO: Com pedaços iguais (grandes) de papel-cartão ou papelão, forrar com cartolina off-set, pondo título, frases, ilustrações. Unir os pedaços com fita adesiva numa das bordas ou furá-la com furador e unir com fita de tecido.

ÁLBUM SERIADO

OBJETIVOS: Diferenciar gravuras de letras; despertar o interesse pelas histórias infantis e com ele o prazer de ler.

FAIXA ETÁRIA: Qualquer uma.

PROCEDIMENTO:
É uma sequência de folhas unidas por uma borda de papel de presente por exemplo que se prende a um cavalete. Alternar frases explicativas e gravuras ou desenhos. Muito simples e útil, para qualquer tema inclusive contação de história.

AMPULHETA (Relógio de areia)

OBJETIVOS: Desenvolver a noção de tempo.

FAIXA ETÁRIA: Desde os 3 anos já é possível usar (as crianças ficam interessadíssimas!).

PROCEDIMENTO: Separar 2 vasilhames ou PET's. Colar as 2 tampas pelo fundo com cola de E.V.A. ou artesanato. Fazer um furo pequeno nas tampas com a ponta de uma tesoura levada ao fogo. Com as crianças, leve-as ao parque, peça ajuda para coletar areia, volte e comece a explicar o conteúdo de forma simples enquanto faz o relógio, com ajuda deles.
- Com uso do funil, passe a areia para uma das garrafas, lembrando de peneirar.
-  Feche as garrafas com a tampa dupla.
-  Envolva-as com durex.
-  Avise às crianças que o relógio está pronto e é hora de usar. Explique como, anote o tempo e observe a alegria dos alunos.