OBJETIVOS: Motricidade ampla; orientação espacial; discriminação visual
FAIXA ETÁRIA: Educ. Infantil
PROCEDIMENTOS:
a) Na ponta dos pés;
b)Com as mãos na cintura;
PROCEDIMENTOS:
a) Na ponta dos pés;
b)Com as mãos na cintura;
c)Andar seguindo o traçado de linhas.Fazer com giz: círculos, retas, curvas, quadrados. Bom para ensinar as formas geométricas;
d)Andar de costas e de frente, ensinando o conceito FRENTE/COSTAS/ATRÁS.
ABRIR E FECHAR
OBJETIVOS: Exercitar coordenação visomotora.
FAIXA ETÁRIA: A partir de 2 anos.
PROCEDIMENTO: Selecione caixas pequenas e maiores tipo sabonete.Dê para as crianças.Primeiro as grandes, depois as pequenas para aumentar o grau de dificuldade. Observe quem não consegue fazer. Aproveite para trabalhar TAMANHOS se quiser.
BRINCADEIRAS
VIVO OU MORTO
OBJETIVO: Motricidade ampla;Atenção.
FAIXA ETÁRIA: Educação Infantil
PROCEDIMENTO: A brincadeira consiste em mandá-los acocorar no MORTO e levantar no VIVO. Após, você pode fazer registro da brincadeira(desenho da atividade pedagógica).
MORANGO OU UVA
OBJETIVO: Motricidade ampla; atenção; memorização.
FAIXA ETÁRIA: A partir de 4 anos.
PROCEDIMENTO: Explicar que cada criança será uma fruta bem gostosa, mas deve ficar em silêncio quando a professora disser.É o segredo de vocês. Levar a turma para fora,postando-os junto à parede da sala. Você fica na porta,fazendo-os entrar um a um e dizendo no ouvido a fruta. Todos serão uva, mas pensarão que alguns coleguinhas são morango. Reunir todos em roda e dizer que "temos morango e uva e,quando eu disser 1,2,3 as uvas vão ter que se abaixar e os morangos não podem deixar". Isso de braços dados. Muito divertido, mas só funciona bem a partir de 4 anos devido à capacidade que a criança passa a mostrar de guardar as instruções.
BANHO(faz-de-conta)
OBJETIVOS: Motricidade fina; noções de higiene; partes do corpo.
FAIXA ETÁRIA: A partir de 2 anos
PROCEDIMENTO: Dar a cada criança 1 folha de encarte grande. Elas farão uma bola com a folha e farão de conta que ela é sabonete, esfregando todo o corpo conforme o comando do(a) educador(a).
Abrir o chuveiro para tirar o sabonete. Depois, abrir o sabonete para que ele vire uma toalha. Enxugar tudo. Pôr pra secar. Pentear-se.
CORES
OBJETIVOS: Motricidade ampla; atenção
FAIXA ETÁRIA: Educ. infantil
PROCCEDIMENTO: Recorte quadrados de diferentes cores em cartolina guache. Atrás ponha os comandos :pular, sentar, acocorar, andar pro lado, mão na cintura, abraçar. Escolha 2 ou 3 quadrados conforme a turma,pois vários eles não acompanham.
COLAR
OBJETIVOS: Coordenação visomotora
FAIXA ETARIA: Educ. Infantil.
PROCEDIMENTO: Cortar pedaços de lã, entregando um a cada criança junto com suas miçangas(grandes) ou canudos cortados. Sentadas nas cadeiras ou na rodinha elas devem tentar enfiar as peças na lã. Fechar depois. Enquanto faz, trabalhar a data comemorativa por exemplo. A ocasião mais indicada para trabalhar esta técnica é no Dia do Índio.
CORTE
OBJETIVOS: Motricidade fina.
FAIXA ETÁRIA: Desde os 2 anos.
PROCEDIMENTO: Ponha brinquedos, avisando que vai chamá-los depois e vá chamando um a um na sua mesa. Coloque-os para cortar 1 linha de costura e depois 1 linha de tricô ou crochê, liberando-os em seguida.
OBS.: Também pode ser feita com tecidos, desde que finos, desde 3 anos.
CAIXA DE PRENDEDORES
OBJETIVOS: Exercitar motricidade fina e capacidade de preênsão
FAIXA ETÁRIA: Desde 3 anos
PROCEDIMENTO: Separe uma caixa de sapatos, mais 12 prendedores,encape a caixa, chame os alunos um a um na mesa para pôr os prendedores. Observe o desempenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário