Olá a todos! Este é um espaço criado com carinho para editar e compartilhar estratégias usadas na escola, especialmente no ensino de Educação Infantil. Recursos com materiais muito simples são sugeridos aqui. Procedimentos que podem trabalhar conteúdos como vogais, os 5 sentidos, o tempo e etc. Sejam bem vindos ao Blog da Tia Rosa, que adora compartilhar. O blog está aberto a sugestões.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

ADAPTAÇÃO

A Adaptação é um período crítico para a criança, quando ela sente-se abandonada pelos pais, longe da zona de segurança proporcionada por eles. As crianças quando pequenas estão na fase na qual as bases para a inteligência emocional têm de ser construídas. A identidade, a auto-estima, o equíbrio emocional na vida adulta, tudo depende desta fase e do relacionamento que os adultos têm com a criança.
Então, o trabalho é dificultado e não se poderá fazer atividades normais, cotidianas, mas se dará ênfase às brincadeiras, atividades externas, parque, jardim, pátio, relaxamento. O ideal é alternar atividades tranquilas e mais agitadas. O que determinará a ordem é a sua sensibilidade.

- TOQUE : É o que mais se usará, fundamental para o desenvolvimento infantil. Ela precisará de atenção,carinho e muita paciência;
- A CONVERSA : Conversar, dar atenção ao aluno será essencial; falar principalmente das emoções das demais crianças;
- MÚSICA AMBIENTE : É a música relaxante. Pode-se recebê-los com brinquedos e música ao fundo;
- MASSINHA: Pode ser a massinha caseira pura ou misturada com camomila ou erva-doce ou finalmente a massinha industrializada. Eles sentem falta quando não tem.
- MASSAGEM : Shantala ou outra é muito útil. Coletiva funciona melhor: a profa. faz e eles imitam. Com conversa, orientação. Logo, logo eles indicam as partes do corpo onde será a massagem ( - "tia, na barriga, no baço"!)
- SORRISOS / OLHO-NO-OLHO: É uma forma de contato com a criança,  muito útil principalmente na hora do sono. As crianças saudáveis sempre respondem.
- DAR UM BRINQUEDO : Isto desvia a atenção e elimina a crise de choro;
- IGNORAR : Em certos casos, deve-se deixar a criança só, em lugar seguro, ou na sala, até passar a crise. Ela se acalma sozinha. Preferencialmente com um objeto ao lado. Não se deve mostrar preocupação, brigar com a criança, ou dar-lhe atenção, pois ela deseja algo ou a atenção dos pais ou está reagindo à contrariedade ou está manifestando insegurança e pode aprender a manipular os pais conforme a resposta. Se se der atenção, reforçar-se-á o hábito da criança.
- DAR UM OBJETO OU PÔR AO SEU LADO : Este servirá para distraí-la ou para que nele a criança descarregue a raiva, frustração, ansiedade, enfim, toda sua agressividade.
- EXPLORAÇÃO : A criança precisa explorar, então se ela quiser, deixe-a explorar espaços e até seu abdômen, rosto ou cabelo. Tudo ela apreende vendo, tocando, cheirando. É como ela sente o mundo;
- HISTÓRIA DE VIDA : Conhecer a história de vida do aluno, se ele é especial, qual a doença ou transtorno, se vive em situação de extrema pobreza ( que pode trazer dificuldades na alimentação ou no uso do banheiro - por ser especial ou por nunca ter usado uma louça sanitária, ele pode se prender ou usar o parque como wc);
- ATIVIDADES COOPERATIVAS E PRÓ-SOCIAIS : Que trabalham o sócio-afetivo, o desempenho de papéis sociais, onde vão se conhecendo, interagindo, socializando. Eles vão rir, ceder a vez, esperar, dialogar entre si e com as professoras, concentrar...


SUGESTÕES DE ATIVIDADES


1) BOLHINHAS DE SABÃO: Com detergente, água e canudos. Fazer no pátio. Para 1 copo d'água, 1/4 de detergente e 1 colher(chá) de açúcar. Misturar. Pode fazer para que se distraiam estourando-as ou dar um copinho pra cada.
2) CONTAÇÃO EMBAIXO DA ÁRVORE
3) VISITA AO JARDIM
4) CHAMADINHA : Chamar as crianças por seu nome, cada uma na sua vez, entregando-lhes o crachá, que devem depois guardar no quadro da chamadinha;
5) CALENDÁRIO : Registrar  no chão a data(só o dia). Eles devem imitar(usando seu nível de escrita). Aproveitar pra trabalhar os conceitos de "ontem, hoje e amanhã".
6) MOMENTO DO GELINHO : Sentá-las em banco no pátio e dar-lhes os gelinhos, com papel-toalha(mais higiênico) ou não, inquirindo sobre as cores;
7) PASSEIO PELAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
8) VIVO OU MORTO
9) JERUSALÉM-JERICÓ
10) LEITURA DE MUNDO
11) ABRIR E FECHAR CAIXINHAS: Útil para trabalhar motricidade fina e tamanhos
12) CLASSIFICAR OBJETOS : Guardar legos num recipiente, livros em outro por ex.
13) ANDAR EM CIMA DE LINHAS : Riscar no chão as linhas em diferentes formatos, com giz
14) MOMENTO DA MASSINHA
15) TÊNIS DE BEXIGA : Confeccionar as raquetes com prato descartável, palito de picolé e fita adesiva. Encher as bolas. Usar 1 ou 2 duplas no máximo. Jogar antes pra que aprendam
16) RODA DE CONVERSA COM MÚSICAS
17) CANTIGAS DE RODA
18) RASGADURA DE PAPEL
19) FAZER BOLINHAS  DE PAPEL CREPOM
20) ESTOURAR PLÁSTICO-BOLHA
21) MOMENTO DA BOLINHA : Encher 1 bexiga para cada um. Entregar às crianças pra brincar. Elas podem levar pra casa.
22) LAVAR ROUPINHAS : Usar roupinhas de bonecos ou criança.
23) REGAR AS PLANTINHAS
24) CIRCUITOS E OBSTÁCULOS
25) FANTOCHE COM MEIA DO PAPAI : Para trabalhar a segurança emocional, fazer fantoche com algo que pertença aos pais ou irmãos, no caso, uma meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário