Olá a todos! Este é um espaço criado com carinho para editar e compartilhar estratégias usadas na escola, especialmente no ensino de Educação Infantil. Recursos com materiais muito simples são sugeridos aqui. Procedimentos que podem trabalhar conteúdos como vogais, os 5 sentidos, o tempo e etc. Sejam bem vindos ao Blog da Tia Rosa, que adora compartilhar. O blog está aberto a sugestões.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

DADO MÚLTIPLO / CIRCUITO RUA DAS LETRAS




São 2 jogos em 1: Circuito Rua das Letras e Dado Múltiplo, perfeitos para iniciar a criança no processo de Alfabetização.
Confeccionar o jogo com todas as letras do alfabeto, 1 caixa de leite para cada letra mais papel para cobrir, as letras impressas, cola, areia (para garantir que o vento não as derrube), e material variado para cobrir as letras (canudos picados, fósforos, camurça, jornal, barbante colorido, o que for possível encontrar que de preferência, dê um alto relevo às letras), fita adesiva para proteção das peças.

Como Circuito, é só dispô-las em forma de rua, fazendo passar a criança, cada uma na sua vez, entre todas as "casinhas" onde moram as letras, indicando as letras, na volta, levá-las a uma das professoras que lhe apresentará um objeto (borracha, lápis, coleção,etc), e o aluno deverá nominar e indicar a letra na rua por onde passou. 
O efeito é muito positivo, até mesmo as crianças de 3 anos conseguem responder bem à atividade.

Como Dado Múltiplo (da foto), você deve dispô-las sobre a mesa, chamando a criança individualmente, mostrando cada letrinha, e depois mostrando como as letrinhas se juntam para formar os nomes das coisas. Ela com seu auxílio, formará uma palavrinha (pia, pato, mão, sol, dependendo do tema do seu projeto pedagógico). Basta perguntar-lhe onde ela acha que está cada letrinha da palavra.
Deixe-a formar do seu modo e isto já indicará também seu nível de escrita (se usa mais letras que o necessário, sílabas, se desordena ou já começa a escrever ortograficamente - precisando somente das correções usuais de português).


Após esta primeira fase, poderá dispor o jogo no chão para o uso livre deles, observando como reagem, se houve apreensão do conteúdo.

Isto rende normalmente 2 aulas.
Deixe as crianças sentirem cada letra e não condene seus erros, apenas mostre e incentive, como uma brincadeira.





Dado Múltiplo: João dispondo as letrinhas lado a lado e dizendo aos colegas:
 - "Não é assim, é assim, ó"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário